Notícias

Roteiro de 3 Dias Inesquecíveis em Maragogi com suas Belezas Naturais

10/10/2016


Dizem os turistas contumazes, os viciados mesmo em viagem, que roteiro é como perfume: só experimentando para saber se gosta. Mas há alguns que a gente tem segurança para indicar porque são inesquecíveis. Os dias em Maragogi e suas belezas naturais são desse tipo: memoráveis, extraordinários, incomparáveis. Confira aqui nossa dica de roteiro para 03 dias em Maragogi.

Ir para Maragogi é querer não sair de lá, é querer voltar, é ter a palavra inesquecível como adjetivo reiterado, dito e dito novamente com prazer e satisfação. Maragogi é plena de possibilidades de roteiros.

Vamos tentar explicar aqui por que 03 dias são poucos para conhecer o Caribe Brasileiro, que é como a cidade é conhecida.

Primeiro Dia – Praias, Claro!!!

Se você está em Maragogi é porque quer conhecer suas praias. Vai perceber que não há praias mais lindas em qualquer lugar do mundo. É possível que existam tão belas, mas não mais. Uma boa dica é conhece-las de buggy.

Eis algumas, de nove praias ao todo:

  • Praia de Antunes- pode ser carimbada no mapa de praias do Brasil com a marca tranquilidade. Em verdade, não é local para se ficar muito tempo se você estiver procurando facilidades em comércio e estrutura, mas qualquer quantidade de horas que você passar lá serão intensas de paz, calmaria, sossego em meio a coqueiros e sobre areia branquinha.

 

  • Praia de Maragogi- É talvez a praia em que há mais movimento de pessoas, mais agitação, mas nada que a identifique como centro urbano. A água que banha as areias é limpa, clara, transparente e convidativa. Conheça lá as galés e a culinária local. Boa dica são as barracas de tapioca, aproveite para se deliciar com os diversos sabores.

 

  • Praia de Burgalahu - Imperdível!! Que água é essa?? essa é geralmente a primeira pergunta que todo turista faz quando chega a praia de Burgalhau. Praia de águas rasas e de cor estonteante. a estrutura no local é excelente com restaurante acolhedor e bem convidativo.

 

  • Praia de Peroba - Todas as sensações de uma viagem extraordinária à praia podem estar contidas em pouco mais de meio quilômetro. Em Peroba, a água é surpreendentemente morna num mar altamente calmo que beija a areia mais fina que você já viu. É excelente para mergulho. Nela, também há galés nas marés baixas com acesso a pé. A infraestrutura é muito boa. Lá é a divisa do estado de Alagoas com Pernambuco por um rio, de nome Persinunga, aproveite para se encantar com o encontro das águas, nome que deu origem a nossa pousada, e ver o espetaculo da natureza.

 

  • Ponta de Mangue - Parece que o morno de Peroba pede licença para chegar à Ponta de Mangue e lá se instalar como temperatura-rainha. A areia não é tão fina quanto nas praias irmãs, mas são bastante confortáveis.

Você encerrou o primeiro dia. Certamente gostaria que tivesse 36 horas.

Segundo Dia – Peixes e vida marinha

Guarde a faca e garfo. Estamos falando de admiração por peixes e não de degustação. Se bem que a culinária local, baseada em frutos do mar, é excelente. Em setembro, você pode desfrutar do Festival da Lagosta. Um mês inteirinho de todos os tipos de pratos que têm o crustáceo como base.

Mas você não vai passar um dia inteiro comendo, vai? Ou vai...

Por alguns reais, você pode alugar um snorkel e contratar um profissional para receber as primeiras instruções. Depois, visitar as galés, que é nome local para piscinas naturais - bolsões d’água que se formam nas praias da região conhecidos por todo o mundo. Mas lembramos novamente (já falamos sobre isso em outros textos) que você pode mergulhar nas galés somente nas marés baixas. É proibido por autoridades locais fazê-lo nas marés acima de 0,5 pontos.

Você consumirá meio dia na atividade, mas não porque o passeio em si seja demorado. É porque o contato com os bichinhos é extremamente agradável.

Nas galés, você encontra e tem contato com peixinhos. Mas, se sua expectativa é ver e ter contato com peixão, contrate um guia e vá ver o maior mamífero marinho do pais, o peixe-boi. O animal está em extinção, mas no litoral norte de Alagoas tem um programa especial de manutenção e preservação. Até chegar ao local de concentração, você passa por manguezais de beleza incomparável. Esse passeio ocorre em Porto de Pedras-AL e lá você irá observar esse belo animal em um passeio extremamente agradável. O passeio pode ser agendado na recepção da pousada.

 É um dia inteiro de contato direto com o que há de mais natural. E assim você termina o segundo dia.

Terceiro Dia – Cultura, Tradição e Gastronomia

Você e sua família vão querer ficar muitos mais dias, mas chegamos ao terceiro dia, mas não há limites para seu conforto, segurança, paixão e admiração por Maragogi.

Reservamos o terceiro dia para falar de um dos motivos mais indicados para viagens: cultura e gastronomia. Os técnicos chamam de motivos, mas você pode chamar de desculpa que vai ficar bem na fita... sem problemas.

Estando em Maragogi, passe o terceiro dia conhecendo...

Cultura - Visite as muitas feirinhas de artesanato que se estendem por todas as praias. Os artesãos têm prática na construção de peças de feitio magnífico, seja em escultura, renda, bijuterias, tranças. Diversas matérias primas naturais e recicláveis constroem o senso plástico dos artistas. Massa, barro, madeira são algumas, mas a palha de coco é mais conhecida, que são usadas até na construção de utensílios.

Tradição - Maragogi é cidade praiana com jeitão de cidade do interior, guardadas as devidas peculiaridades, claro. O que já é tradição também são os bolinhos de goma, o aroma que sai das pequenas fábricas artesanais alcançam o país inteiro, de tanto que são conhecidos.

Gastronomia - A comida de Alagoas inteira é maravilhosa, mas, em Maragogi, você tem frutos do mar feitos sob receitas especiais. Cada praia e cada restaurante tem sua receita. Alguns não a revelam nem para remédio.

Os mariscos são a menina dos olhos. E, neste ano, o Festival da Lagosta está na sétima edição, todas seguidas. Ele acontece em setembro e terá um mês inteiro dedicado aos pratos dos mais diferentes sabores. Tem até lagosta com conhaque.

Há como restringir a 03 dias de viagem sua estada em Maragogi, assim como seu espírito de liberdade e satisfação não tem restrições nas areias das muitas praias do município. A gente tem certeza absoluta de que você vai procurar desculpas... oh... quer dizer... motivos para permanecer aqui.

Boa viagem!